Presidente Lilo
Votorantim, 10 de abril de 2019 - 12h46 Voltar
Projeto para afixar cartazes sobre permissão de cães-guias nos estabelecimentos públicos e privados é aprovado
O autor da proposta destacou em plenário a necessidade de respeitar os deficientes visuais

O Projeto de Lei nº 003/19, de autoria do vereador presidente Lilo, que propôs a obrigatoriedade de afixação de cartazes, conscientizando a população sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer acompanhado de cão-guia em todos os estabelecimentos comerciais e públicos do município, foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira, 9, durante a 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votorantim.

O parlamentar, durante sua explanação, ressaltando a importância de implantar a lei no município, falou sobre o Projeto Cão-Guia, do Instituto Magnus, uma iniciativa sem fins lucrativos, que realiza a socialização dos cães-guias desde os primeiros meses de vida para ajudar os deficientes visuais a se locomoverem em espaços públicos, com total independência. Por meio do projeto, os futuros usuários também passam por uma capacitação, visando estabelecer um vínculo de confiança com o animal.
Por iniciativa do parlamentar, um vídeo do Instituto Magnus foi exibido em plenário com o objetivo de esclarecer o quanto os cães-guias são importantes no processo de mobilidade e consequente independência dos deficientes visuais. Logo após a manifestação do vereador, e a seu pedido, o assistente administrativo de Relacionamento do Instituto Magnus, Murilo Henrique Delgado Mariano, que é deficiente visual, e guiado pela labradora Baduska, falou sobre o projeto, e como os deficientes devem usufruírem dos serviços. Uma informação que chamou a atenção ao ser citada por ele, é que 7 milhões de pessoas no Brasil tem algum tipo de deficiência visual, porém, existem cerca de 200 cães-guias em atividade para ajudá-las. “Um dado alarmante que as pessoas não se dão conta, infelizmente”, disse.