Proposituras vereador Dr. Adalberto
Votorantim, 29 de novembro de 2018 - 11h32 Voltar
Proposituras vereador Dr. Adalberto

Durante Sessão Ordinária realizada na manhã da última terça-feira (27), o vereador Dr. Adalberto Farmacêutico (PDT) destacou que sendo profissional da saúde e tendo como base a disposição de ajudar no que for possível a saúde do município, assim levando em conta que, as vacinas constituem um item de extrema importância, merecendo uma atenção especial, pois se tratam de medidas essenciais na aplicação de um imunológico dentro de todos os padrões corretos de conservação, armazenagem e indicação clínica.

O parlamentar ainda destacou que s vacinas por sua só composição são susceptíveis aos agentes físicos, tais como: luz e calor, sendo estes, prejudiciais por acelerar a alteração e inativação de seus componentes; sendo assim, é necessário mantê-las refrigeradas conforme normas vigentes e, assim, existe a necessidade de supervisão eficiente e constante, além de ter equipamentos de refrigeração adequados, assim como, tê-los ininterruptamente ligados a uma rede de energia elétrica.

Diante disso, questionou o Secretário Municipal de Saúde, o senhor Joel Anunciato Junior, para que informe quais as medidas que são tomadas em caso de queda de energia nas UBS’s e no estoque que se encontra na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Se existe na Secretaria Municipal de Saúde e/ou em alguma UBS, um gerador de energia e/ ou algo alternativo que seja ativado assim que ocorre a queda de energia, por fim, se existe algum Procedimento Operacional Padrão (POP) sobre o que fazer em caso de queda de energia, seja em horário comercial, fora deste e/ou em final de semana (Req.335/018).