Proposituras vereador Zelão
Votorantim, 25 de outubro de 2018 - 11h54 Voltar
Proposituras vereador Zelão

A ocorrência de casos de Leishmaniose em Votorantim preocupa o vereador José Claudio Pereira, que apresentou requerimento sobre o tema na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 23 de outubro.

A Leishmaniose é uma doença crônica causada pela picada do mosquito-palha que transmite o parasita Leishmania. E, suas fontes de infecção são principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.

No requerimento, o parlamentar faz os seguintes questionamentos: é do conhecimento do Chefe do Executivo que temos alguns casos de Leishmaniose em Votorantim; o Chefe do Executivo poderia verificar junto ao órgão competente se há algum registro Leishmaniose em Votorantim e quantos casos foram registrados, quais são os planos de ação que o órgão competente juntamente com a Prefeitura irá realizar para a prevenção da referida doença na cidade?

Em suas considerações, o vereador José Claudio Pereira chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado dos casos humanos e redução do contato homem-vetor (mosquito); uso de repelentes, mosquiteiros, telas finas em portas e janelas; e, também, a necessidade de reforçar as medidas de controle, especialmente, no que diz respeito aos cães infectados, principalmente, nas áreas endêmicas de LV (Leishmaniose Visceral).

O parlamentar informa que recebeu denúncias de moradores de que já existem casos em nosso município da doença Leishmaniose, que tem se manifestado em cães domésticos, porém não tem observado nenhum trabalho de prevenção ou de alerta sobre a referida doença.

O requerimento recebeu o apoio dos vereadores Alison Andrei Pereira de Camargo e Fabiola Alves da Silva Pedrico (Req.302/018).

Nº 506/18 Manutenção e a recolocação de “guarda-corpos” em torno da pista de caminhada na Avenida Izabel Ferreira Coelho, no Bairro Jardim Antônio Cassilo.

Nº 507/18 Roçagem, a limpeza e a dedetização nos Bairros Votorantim Park I e II.