Proposituras vereadora Fabíola Alves
Votorantim, 27 de setembro de 2018 - 12h56 Voltar
Proposituras vereadora Fabíola Alves

A vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico apresentou requerimento na sessão da Câmara de Votorantim desta terça-feira, dia 25 de setembro, onde relata que tem recebido reclamações de usuários do transporte coletivo público, que se queixam de constantes mudanças nos itinerários e horários, inclusive com um relato, em áudio, do desespero de uma munícipe preocupada com o transporte público para o seu trabalho, após a mudança.

A parlamentar afirma que essa situação está sendo frequente e tem observado que, em Votorantim não existe um canal de participação popular – ou uma agência Reguladora - para intermediar a relação entre a empresa e o usuário, que poderia garantir um melhor serviço ao cidadão e cobrar as obrigações contratuais da empresa.

A vereadora Fabíola Alves lembra que a Prefeitura subsidia uma grande parte da tarifa do transporte. Assim, a Empresa Auto Ônibus São João, responsável pela concessão do serviço de transporte, deveria ter mais respeito com os usuários antes de fazer mudanças nos itinerários e nas linhas que servem os bairros. Por isso, defende a participação popular e uma melhor fiscalização nos serviços de transporte público no município.

No requerimento aprovado, a parlamentar faz as seguintes perguntas à Prefeitura: nos últimos 6 meses, quais foram as linhas e itinerários de ônibus que sofreram mudanças; essas mudanças foram feitas com aval da Prefeitura ou algum aval popular; seria possível a Administração Municipal criar o Conselho de Transporte Público, para que o mesmo pudesse atuar junto à empresa concessionária (atualmente a Auto Ônibus São João) para evitar situações, como as ocorridas recentemente; atualmente, qual é o valor do repasse feito pela Administração Municipal referente ao subsídio da tarifa; por quais motivos a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Votorantim - Agerv - não pode ser a responsável por regular os serviços de transporte público no município, e, qual o órgão responsável por essa fiscalização, atualmente; o setor competente poderia enviar a esta Casa de Leis, cópia do contrato de concessão da Prefeitura com a empresa Auto Ônibus São João, bem como, do Edital nº 03/99? (Req.278/018).