Proposituras vereadora Luciano Silva
Votorantim, 15 de agosto de 2018 - 15h51 Voltar
Proposituras vereadora Luciano Silva

O senhor Élcio Mário Pinto recebeu na última Sessão Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (14), votos de congratulações do vereador Luciano da Silva, por seu conjunto de obras literárias e pelo Projeto Caravana Literária.

O parlamentar mencionou que a 1ª Caravana Literária foi realizada em Santa Catarina e Paraná no ano de 2015, passando por diversas cidades com lançamentos de livros a partir de aves, o trabalho continuou com a 2ª Caravana na Paraíba e no Rio Grande do Norte, com lançamento de "Catulino Capilé" em Taperoá, cidade da infância de Ariano Suassuna. Já a 3ª Caravana aconteceu em Angatuba/SP, a partir da publicação "Alma-de-gato: protegendo os vivos!", em homenagem à cidade que estabeleceu a ave como seu símbolo oficial pela Lei Municipal nº 218 de 28/02/2018. A 4ª Caravana ocorreu em Votorantim/SP, em fins de maio e a 5ª Carravana em Itapetininga/SP, em fins de junho. Para o segundo semestre, outras estão agendadas.

Élcio Mário Pinto com 53 anos, é supervisor de ensino na Rede Pública Municipal de Votorantim, completou 25 anos de trabalho na Educação e 34 publicações, desde novembro de 2013, quando lançou seu primeiro livro: "Cronicranças 1 - Crônicas para crianças - perguntanças e resposteiras". Sua formação acadêmica enveredou-se pela Filosofia, Teologia e Pedagogia, com diversas especializações, além de outras áreas, como mediação escolar de conflitos. Neste mês estará na 25ª Bienal Internacional do Livro com sua mais recente publicação: "Bilo: a salvadora de livros!", seu primeiro material colorido pela Scortecci Editora/SP.

Em sua trajetória estão os Projetos: "O escritor na casa do leitor" e "O escritor em todos os cantos", o primeiro projeto aconteceu, mais uma vez, em Angatuba/SP, no dia 08 de abril desse ano, conversando sobre Literatura com os amigos que o convidam para uma visita. Já o segundo projeto, acontece através das Caravanas Literárias.

Seja para um único dia, um só evento ou diversos, a conversa com estudantes pelas escolas dá-se de modo descontraído na apresentação da publicação motivadora e, em seguida, abre espaço para os questionamentos da plateia.

Em ambos os projetos não há cobrança financeira. O escritor leva os materiais disponíveis e se tem reserva de livro oferece um exemplar de cada publicação para a escola, e se há interessados em adquirir materiais autografados, combina-se o momento, que pode ser imediato ou ainda, o envio se dá pelos Correios (Req.035/018).

Os objetivos da Caravana Literária são: valorizar a leitura e a escrita pela Literatura, aproximar escritor de leitor, e ainda, criar vínculos entre quem escreve, quem lê e o que é lido.