Votorantim, 5 de julho de 2018 - 12h8 Voltar
Proposituras vereador Pissinato

Um programa de incentivo, juntamente com as devidas premissas técnicas, que darão suporte para a expansão do sistema de Aquaponia no município. Essa foi a propositura apresentada pelo vereador Alfredo Pissinato Junior (PPS) durante Sessão Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (04).

O parlamentar explicou que a Aquaponia é uma nova revolução, na produção de alimentos, um modelo de produção sustentável, com base no princípio básico da agricultura biológica, que combina hidroponia (o cultivo de plantas na areia, gravilha ou água) e aquicultura (piscicultura). Também destacou que o consumo de água é muitíssimo reduzido em comparação com a agricultura convencional e a produtividade é bastante superior.

Dessa forma, desenvolve-se um ecossistema, que permite que plantas e peixes prosperem, já que esse sistema tem o potencial de produzir uma abundância de alimentos frescos, locais e biológicos, onde converte resíduos em fertilizantes naturais, livre de aditivos sintéticos, pesticidas, herbicidas, hormonas e antibióticos, e, utiliza um mínimo de recursos e energia.

O vereador ainda mencionou que esse sistema de aquaponia pode ser implementado na varanda de um apartamento ou no jardim de uma casa; em lotes vazios e áreas públicas, permitindo a plantação de ervas junto de pequenos peixes, trazendo um pouco de atividade da hidroponia e aquicultura para o dia a dia, além de alimentos frescos e orgânicos para os moradores (Req.192/018).

INDICAÇÃO

Nº 327/18 Implantar iluminação pública na Rua Salvador Martins, altura do nº 212, no Bairro Cubatão, nesse município.