Proposituras vereador Zelão
Votorantim, 5 de julho de 2018 - 12h6 Voltar
Proposituras vereador Zelão

A demora na realização de cirurgias na rede pública de saúde foi tema de requerimento apresentado pelo vereador José Claudio Pereira, Zelão, na sessão da Câmara desta quarta-feira, dia 4. O parlamentar informou que continua recebendo reclamações de pacientes, que estão na fila de espera há anos, aguardando por cirurgias de hérnia, vesícula (colecistectomia) e histerectomia, entre outras, de média complexidade, além de cirurgias pediátricas.

O vereador Zelão lembrou que em 2017 apresentou um requerimento questionando a Prefeitura a respeito de um mutirão que seria realizado junto ao Hospital Municipal, conforme divulgado na imprensa escrita do dia 11 de maio de 2017, com o objetivo de diminuir a fila de espera das cirurgias eletivas.

O parlamentar lembrou que o atual governo firmou um contrato com o Instituto Moriah, o atual gestor do Hospital Municipal, mas não há a informação de quantas cirurgias eletivas o hospital tem que realizar no ano. Consta somente o valor do repasse que é na ordem de R$ 61.727,00.

No requerimento, o vereador Zelão faz os seguintes questionamentos: quantas cirurgias eletivas o Hospital Municipal tem que realizar com o repasse de R$ 61.727,00, conforme consta no contrato supramencionado; Poderia nos esclarecer se a verba supramencionada é proveniente de Repasse Federal, haja vista, que consta na Cláusula 1.1 do Contrato da Administração com o Instituto Moriah, o seguinte: "Realização do Programa de Mutirão de Cirurgia Eletivas, através do Fundo Nacional de Saúde”; a Secretaria Municipal de Saúde poderia fazer um Convênio com o Instituto Moriah (Gestor do Hospital Municipal), para realizar um mutirão de cirurgias, e assim, desafogar a lista de espera; a Secretaria Municipal de Saúde poderia informar quantos são os pacientes e, desde quando, eles aguardam por vagas para cirurgias eletivas; a Secretaria Municipal de Saúde poderia informar quantos pacientes já realizaram cirurgias eletivas neste ano de 2018 e qual foi o tempo que cada um deles teve que esperar para fazer a cirurgia, por causa da falta de vagas. (Req.195/018).

INDICAÇÃO

Nº 324/18 Limpeza de uma área que está abandonada, onde alguns munícipes estão jogando entulho, madeira, entre outros, sem informações exatas se trata vem a ser área pública ou particular, localizada na Rua Antônio Lopes Santos, ao lado do nº 1173, no Parque Jataí.