Proposituras vereadora Fabíola Alves e Bruno Martins
Votorantim, 5 de julho de 2018 - 12h3 Voltar
Proposituras vereadora Fabíola Alves e Bruno Martins

A atual situação do Cemitério Municipal São João Batista continua preocupando a comunidade, uma vez que atingiu sua capacidade máxima de ocupação, sendo, urgente e necessária a sua ampliação e que sejam tomadas providências para a disponibilização de outra área para poder abrigar um novo cemitério.

O assunto foi levado à sessão da Câmara desta quarta-feira, dia 4, pelos vereadores Fabiola Alves da Silva Pedrico e Bruno Martins de Almeida.

Em suas considerações, os parlamentares lembraram que na gestão passada foi desapropriada a área ao lado do Cemitério São João Batista que pertencia à Ofebas - Organização Funerária de Entidades Beneficentes e Assistenciais, onde funcionava um espaço para velórios, sendo feito um planejamento que acomodasse a demanda até a metade deste ano.

Também destacaram que foi feita a desapropriação do prédio do velório e do terreno próximo ao cemitério, cujo imóvel já foi declarado de utilidade pública, totalizando três  mil metros quadrados, definido um valor de R$ 600 mil e reservado os devidos recursos necessários para a desapropriação, garantindo com essa providência mais um ano de vida útil ao cemitério, enquanto se definia a desapropriação de uma área junto ao Grupo Votorantim, para a construção de um novo cemitério.

Os vereadores Fabiola e Bruno lembram que atingido o prazo planejado pela administração anterior, não foi observada nenhuma ação da administração atual para agilizar o uso do novo espaço. Enquanto isso, o cemitério está funcionando no improviso.

Os parlamentares apresentaram diversas reclamações de famílias que estão tendo os túmulos de seus entes queridos danificados por conta da acomodação improvisada e pela falta de planejamento e chamaram a atenção para a construção de túmulos nas escadas, nas passagens, próximos ao muro de divisa, nos espaços das árvores, e ao lado de outros túmulos quase nas passagens, danificando os mesmos e dificultando a circulação das pessoas que visitam o cemitério, além de causar constrangimentos às famílias que pagaram por esses locais e ao fazerem visitas aos túmulos, deparam com os  túmulos danificados

No requerimentos, os vereadores Fabíola e Brunos fazem os seguintes questionamentos: quais providências práticas a Administração tem tomado para viabilizar uma área para abrigar o cemitério municipal, uma vez que, o Cemitério Municipal São João Batista está no limite de sua capacidade de sepultamentos; qual seria essa área para as tratativas  e qual a previsão para regularizar a falta de vagas para sepultamentos; quem é o responsável por autorizar e fiscalizar a construção de túmulos no cemitério; quem está permitindo que outros túmulos estejam sendo danificados; como devem proceder as famílias que se sentirem lesadas; recentemente, a Prefeitura fez um recadastramento dos túmulos, qual foi o resultado desse recadastramento; de que forma estão sendo comercializados os novos túmulos que estão sendo construídos; quem é o responsável e qual é o critério de venda.

Os parlamentares também solicitam que a Prefeitura envie à Câmara os seguintes documentos: planta do cemitério e da área desapropriada e ampliada, documentos que comprovem que a Prefeitura está tomando providências com relação a uma nova área para abrigar o Cemitério Municipal. (Req.197/018).

INDICAÇÃO FABÍOLA ALVES

Nº 323/18 Colocação de um contêiner do tipo coletor de lixo no final da Rua Aparecida Duarte Gomes, no bairro Real Parque IV.

INDICAÇÃO BRUNO MARTINS

Nº 325/18 Operação “tapa-buracos” na Rua Jurema de Campos, altura do nº 25, no bairro Rio Acima.