Proposituras vereador Heber Martins
Votorantim, 6 de junho de 2018 - 11h24 Voltar
Proposituras vereador Heber Martins

O vereador Heber de Almeida Martins apresentou requerimento na sessão da Câmara de Votorantim desta terça-feira, dia 5 de junho, como uma série de questionamentos, onde demonstra uma preocupação com a falta de investimentos públicos na área da saúde. O parlamentar pergunta: sabendo-se que, o maior problema enfrentado pelos municípios é a saúde, por qual motivo Votorantim e os demais municípios da Região Metropolitana de Sorocaba - RMS, quase que na sua totalidade, só estão recebendo verbas (milhões) voltadas à infraestrutura; nossas lideranças políticas poderiam mudar ou reverter esse quadro, sabendo que temos necessidades de leitos, UTI Neonatal, aparelhos de ressonância magnética, e temos ambulâncias sucateadas, mobílias desgastadas, aparelhos instrumentais defasados, falta de medicamentos, vacinas, exames laboratoriais e de imagens e sugere que seja repensada a forma como o sistema de vagas CROSS funciona.

O parlamentar ainda ponderou que muito se discute sobre o pacto federativo para os municípios, e pergunta qual é o pensamento dos representantes regionais a respeito desse assunto. E prosseguiu com os questionamentos: não temos visto nossos representantes brigarem para aumentar o repasse de pelo menos mais 1% aos municípios, qual a justificativa?  Caso haja protocolos, poderia enviar cópias a esta Casa de Leis?; nas questões que envolvem o Departamento de Zoonoses que é ligado à saúde, o que Votorantim e a RMS têm feito através de destinação de recursos dos nossos representantes, a fim de sanar essa problemática; algum Deputado já destinou verbas ou pedidos para o "Castramóvel"?; poderia o prefeito ou os nossos representantes da Região Metropolitana informar quanto de recursos já foram aprovados e destinados à Votorantim?

O vereador Heber Martins ainda questiona se há algum representante intercedendo pelas Unidades de Prontos Atendimentos - UPA's que estão prontas e por qual motivo, até a presente data, não foi ainda informatizada a rede de saúde municipal e se existe algum recurso de deputados voltados a essa questão; se os deputados, juntamente com a RMS, poderia discutir a forma mais rápida e eficiente para a solicitação de remédios de alto custo, já que muitos têm que entrar com medidas judiciais; e se os nossos representantes poderiam pressionar o Governo do Estado, através da Fundação para o Remédio Popular (Furp), para atender de forma que contemple os municípios.

Em suas considerações, o parlamentar lembra que Votorantim é a 3ª maior cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com cerca de 120 mil habitantes e necessita de melhorias urgentes na saúde pública. Atualmente, o município gasta 38% de seu orçamento na saúde.

Heber Martins solicitou que cópias do requerimento com os questionamentos fossem encaminhadas às seguintes autoridades: prefeito Fernando e Oliveira Souza, deputados federais Guilherme Mussi, Vitor Lippi, Jefferson Alves de Campos, Missionário José Olimpio, Herculano Passos Jr. e deputados estaduais Carlos Cezar, Maria Lúcia Amary, Rodrigo Moraes, Raul Marcelo, Rita Passos, Edson Giriboni e Rogério Nogueira. (Req.162/018).

INDICAÇÃO

Nº 256/18 Restauração da quadra, incluindo a pintura da mesma, na E.M.E.F. “Professora Maria Luiza Jacowicz”, esta também é utilizada pela comunidade do bairro Fornazari.